CONHEÇA

Com "Agronegócio do Futuro", Agenda promove edição especial durante Agrishow, em Ribeirão Preto (SP)

Palestra com Gui Rangel, voz influente na área de inovação, abordará como a tecnologia vai acelerar e transformar de uma forma exponencial um dos setores mais importantes da economia mundial


2022-04-18T01:14:00




O palestrante Gui Rangel é especialista em inovação e pesquisador de tendências para o futuro
O palestrante Gui Rangel é especialista em inovação e pesquisador de tendências para o futuro
A Agrishow, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo e que acontece em Ribeirão Preto (SP), será palco da edição do Agenda Agronegócio, iniciativa da OA Eventos, empresa do Grupo EP e com apoio do Desenvolve SP. A edição, que faz parte de um ciclo de palestras em todo o interior de São Paulo, contará com a presença do pesquisador futurista Gui Rangel, no dia 25 de abril, que abordará o tema "O Agronegócio no Futuro". O evento inicia-se às 15h e será transmitido ao vivo pelo site agendaagronegocio.com.

O palestrante Gui Rangel foi nomeado como uma das 50 vozes mais influentes no mundo na área de realidade virtual pela Thinkers360. Rangel é fundador da fintech Portfy, que foi duas vezes finalista na dinâmica de fintechs no CIAB Febraban, maior evento de tecnologia financeira na América Latina. Considerado um pesquisador futurista, Rangel desenvolveu projetos inovadores no Brasil e internacionalmente, para a maior construtora no Oriente Médio, a Emaar. Atualmente, além de ter passado uma década trabalhando em Dubai, cidade conhecida pela inovação, é professor convidado pela Unicamp e leciona conteúdos para a disciplina de Gestão de Pessoas.

A palestra é uma visita guiada, com diversas paradas para visitação ao futuro próximo e ao futuro distante do agronegócio. Gui Rangel vai abordar como a Inteligência Artificial, Big Data, IoT, robótica, veículos autônomos, engenharia genética e outras tecnologias emergentes vão acelerar e transformar de uma forma exponencial um dos setores mais importantes da economia mundial. Para o especialista, no futuro o planeta possuirá menos mão de obra com o envelhecimento da população e por isso é necessário acelerar o processo de automatização no campo, mas ressalta a importância do cuidado com as consequências dessa transformação: "A importância é entender as implicações possíveis da adoção dessas tecnologias, para não ser vítima dessas transformações e sim agentes delas". Além disso, Gui Rangel diz que um dos maiores desafios da sociedade é se conscientizar diante das informações e criar empatia com as pessoas que vão viver nessa realidade do agronegócio conectado com a tecnologia.

O pesquisador futurista ressalta a importância de como o Brasil pode agir com mais sustentabilidade e utilizar o agronegócio sem prejudicar o meio ambiente e diz que o ponto fundamental é a educação da liderança, e as pessoas que ocuparão esses espaços aprenderem de maneira mais profunda essa realidade sustentável. "Empresas também têm que agir como catalisadores dessa transformação, deve ser um esforço conjunto". Rangel também fala da necessidade da mudança de comportamentos pré-estabelecidos e a reinvenção como maneiras de tornar o agronegócio mais sustentável.

Segundo o futurista, o impacto das atividades humanas não para de aumentar, por isso abordará os desafios e as oportunidades que o setor agronegócio apresentará nos próximos anos, principalmente na questão da sustentabilidade. "Os recursos disponíveis no planeta, explorados pelo ser humano, devem atender às demandas da sociedade. Todo processo básico para que o campo seja mais eficiente se torna fundamental nessa nova construção"

Para saber como reinventar o agronegócio para o futuro, assista à palestra de Gui Rangel no dia 25 de abril, no evento Agrishow, às 15h, com transmissão ao vivo nesse link agendaagronegocio.com.

O Agenda é um ciclo de palestras e debates já tradicional no calendário de eventos do estado de São Paulo. É uma realização da OA Eventos, empresa do Grupo EP, com patrocínio oficial do Desenvolve SP. O evento possui apoio institucional da EPTV e apoio de mídia dos portais de notícias g1 e acidade on.