AGRISHOW

Ribeirão Preto (SP): a Capital Nacional do Agronegócio

A cidade sediará edição especial do Agenda na Agrishow e também contará com evento em maio


2022-04-22T10:01:00




Agronegócio em Ribeirão Preto (SP): tecnologia de ponta
Agronegócio em Ribeirão Preto (SP): tecnologia de ponta
A cidade de Ribeirão Preto (SP) é considerada a Capital Nacional do Agronegócio, devido à prosperidade presente na região, possui mais de 720 mil habitantes e é relevante na produção de cana-de-açúcar, sendo um dos municípios que mais produz no Brasil, país que é o maior produtor mundial de açúcar e etanol, segundo IEA (Instituto de Economia Agrícola). Com economia baseada no agronegócio e na alta tecnologia, é relevante nos setores culturais, de saúde e de educação.

Por causa da forte relação com o agronegócio, o município realiza a feira Agrishow, maior evento de agronegócio do mundo, que, apenas no ano de 2019 acumulou mais de R$ 2,9 bilhões e reuniu um público de 159 mil visitantes. Na sua 27ª edição em 2022, a feira retorna presencialmente, depois de dois anos consecutivos de edições canceladas devido às restrições ocasionadas pela pandemia da Covid-19, será entre os dias 25 a 29 de abril.

O território de Ribeirão Preto é um dos mais ricos do estado de São Paulo, com PIB de mais de 35 bilhões de reais. Além disso, na cidade há alto padrão de vida (IDH de 0,789), com consumo e renda elevados e possui localização privilegiada para chegar até grandes centros consumidores do país. A infraestrutura de transporte e tecnologia são fatores que contribuem para o crescimento da região e para a importância do agronegócio na geração de empregos e exportação mundial.

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é o Theatro Pedro II, que possui marcos históricos e atrações culturais. Em relação à educação, a universidade pública mais prestigiada do país, a Universidade de São Paulo (USP), possui um Campus em Ribeirão Preto e é conhecida pelas pesquisas e estudos nas áreas de ciências médicas e agricultura.
 
Além do agronegócio, Ribeirão Preto (SP) se destaca nas pesquisas na área da saúde.
Além do agronegócio, Ribeirão Preto (SP) se destaca nas pesquisas na área da saúde.
A cidade também se destaca em inovação tecnológica, o Supera, Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão, responsável pela aproximação de empresas de tecnologia para a região. O parque foi fundado por convênio da USP com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e as áreas mais recrutadas para o espaço são: saúde, tecnologia da informação, biotecnologia e bioenergia.

A área da saúde também possui destaque em Ribeirão Preto, com desenvolvimento de tecnologia e conta com 17 hospitais, 35 unidades de saúde, de acordo com dados disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo e integrações com o Hospital das Clínicas e o Instituto da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Por isso, o Agenda SP, evento com ciclo de palestras, realizado pela OA Eventos com o apoio do Desenvolve SP, promove duas edições em Ribeirão Preto, uma na feira Agrishow, no dia 25 de abril às 14h, e outra como um evento único, o Agenda Ribeirão, no dia 31 de maio, às 10h30min. O palestrante convidado é o pesquisador futurista Gui Rangel, que abordará temas relacionados às transformações pós-pandemia e como ser relevante nesse contexto, além de tratar sobre a eficiência sustentável no agronegócio, para favorecer o desenvolvimento da região.